segunda-feira, 12 de julho de 2010

ESPANHA CAMPEÃ DO MUNDO






Aos meus avôs de sangue José Gimenez Arques e Magdalena Picon Arques, e a minha avó do coração Sarah Martinez Nieto minha homenagem pela Espanha campeã do mundo. Eu me lembro em 1986 quando o Brasil enfrentou a Espanha no primeiro jogo da Copa do México e a vó Sarah jurou que torceria para empatar e quando o juiz anulou um gol legitimo do Michel ela soltou todo o seu repertorio de xingamentos. Por mais que a gente esteja distante de nossa terra natal o sangue têm origem e fala mais alto.




E viva a Espanha.



O jogo:


O que aconteceu foi uma Espanha que manteve sua vocação de toque de bola, muita técnica e pouca objetividade. Tocam, tocam, tocam e não chutam. Dominaram e quase conseguiram ir para os pênaltis, graças ao preciosismo do seus jogadores. A Espanha foi melhor e a Holanda jogou o seu futebolzinho, os holandeses chegaram onde chegaram mais por incompetência do Brasil do que por qualidade futebolística.


No jogo de hoje, que por sinal foi uma bosta, a Espanha jogou o seu futebol e a Holanda só bateu, se o juiz não fosse um verdadeiro banana pelo menos três holandeses deveriam ter sido expulsos. A entrada do De Jong no Xabi Alonso foi um golpe de karate, na frente do juiz e o cara dá um amarelo? Vai tomar no cú inglês dele. Já estava torcendo para a Espanha por questões de sangue e comecei a pegar bronca dos holandeses pela apelação.


O mais foda para nós brasileiros é saber que nós temos muito mais futebol que os dois finalistas, só não temos mais competência que eles, não temos competência para chamar os melhores jogadores, porque não temos competência para termos um técnico de verdade comandando a nossa seleção, porque o presidente da CBF não precisa ser competente para escolher técnico, mesmo porque ele será presidente até a sua morte. E como vaso ruim não quebra o Ricardo Teixeira será presidente até a Copa de 2050 e a gente vai engolindo Zagalos, Parreiras, Lazarones, Dungas.
Voltando à Espanha, depois de receber a taça, vimos uma das cenas mais bonitas dessa copa, os jogadores da Holanda, visivelmente arrasados, criaram um corredor para cumprimentar os campeões. Parabéns Holanda, eu queria muito que nós brasileiros aprendêssemos perder com tamanha dignidade.

A África do Sul deu um banho de alegria e a copa foi um sucesso, com vuvuzela e tudo.

Nenhum comentário: