sexta-feira, 2 de julho de 2010

BRASIL X HOLANDA, FIM DA ERA DUNGA

O Brasil perdeu, segundo meu sobrinho Antonio, de 3 anos, por que ele não ganhou. Mas infelizmente não é tão simples assim, a verdade é que o nosso Brasil não jogou nada nessa copa, fomos levando sem sustos devido a fragilidade de nossos adversários.

Conseguimos jogar bolinha de gude contra a insignificante Coréia do Norte, e conseguimos a proeza de tomar um gol do time de Kim Jong-il coisa que nem o fortíssimo Atlético de Sorocaba tomou.

Jogamos um futebol eficiente contra a Costa do Marfim e proporcionamos um triste espetáculo no jogo de compadres contra nossos patrícios. Vieram as oitavas e como El Loco Bielsa é louco, colocou o Chile para atacar o Brasil e num campo cheio de espaços a nossa seleção, mesmo sem jogar um futebol bonito, fez 3x0 fácil, bem fácil mesmo.
Quartas de final contra a Holanda que é um time bom, tão bom quanto o Brasil, sinceramente eu esperava que todo o futebol economizado durante a copa fosse apresentado hoje contra a Holanda e foi justamente o que vimos no primeiro tempo, um futebol eficiente, com uma marcação que tirou todos os espaços dos rápidos atacantes holandeses, e um meio campo que apesar de recheado de volantes estava tocando a bola rapidamente e confundindo os marcadores holandeses. Em 45 minutos jogamos mais que nos outros 360 minutos anteriores, veio o intervalo e parece que no vestiário Dunga mandou o time se poupar novamente, talvez para a partida contra o Uruguai na semi-final. No primeiro lance do segundo tempo, quando Michel Bastos tentou uma graça de calcanhar e entregou a bola nos pés de Robben eu comecei a ficar preocupado, jogo de copa do mundo e o cara vai fazer graça? No lance do gol de empate nosso grande goleiro Júlio Cesar falhou feio, ele é considerado o melhor do mundo, mas é preciso provar isso na copa e o nosso Buzz Lightyear não conseguiu fazê-lo. No segundo gol, nosso grande zagueiro Juan, outro considerado melhor do mundo, tinha a bola a sua disposição, com o holandês chegando para a disputa, e ele como é sério chutou a bola para fora, fez o certo,mas por que não chutou para a lateral? Por que ceder um escanteio de graça? E na cobrança de escanteio falhamos, a defesa toda, numa das mais manjadas jogadas de escanteio bola no primeiro pau, cabeceada para o meio da área e gol do anão Schneider, seu primeiro gol de cabeça. Faltavam mais de 25 minutos, poderíamos empatar e até virar, bastava voltar a jogar o futebol do primeiro tempo, mas o pino-solto Felipe Mello precisava mostrar seu desequilíbrio e pisar no Robben. O foda é que esse era um ato que todo mundo já sábia que iria acontecer, menos o nosso Dunga. Com um a menos ficou muito difícil e o que nos resta agora é sermos alemães amanhã.

Criticar o Dunga agora é fácil, mas ele cumpriu todas as tarefas que lhe foram impostas pelo Capo Ricardo Teixeira, esse sim o grande culpado pelo nosso pelo pífio futebol. Ricardo Teixeira inventou Dunga, assim como inventou Lazzaroni em 90.

Uma coisa temos que admitir, hoje a derrota foi motivo de tristeza, não só para nós torcedores, mas também para os jogadores, não vimos aquela indiferença dos boêmios de 2006. Mas isso também não vale de nada.

Eu sou amante de futebol e quando chega uma copa do mundo eu espero ver o futebol brasileiro encantando o mundo, mostrando nossos dribles, nossa arte em jogar para o mundo, como fizemos em 82, se perdemos ao menos ficam as lembranças de grandes atuações. E agora, que lembrança teremos dessa copa? A mesma de 2006, lembraremos do futebol que não jogamos. Hoje eu invejo a Argentina, pois se lá também inventaram um técnico, Maradona, ele levou 6 atacantes e não seis volantes. Se a Argentina sair amanhã(e que Deus me ouça) ao menos os hermanos saíram tendo jogado o melhor futebol da copa.

Nossa seleção era tão meia boca que o mediano Elano fez muita falta.

O Dunga perdeu uma grande oportunidade de entrar para historia, como dizem que Deus é brasileiro(só que tem residência na Suíça), justamente nesse ano, ano de copa surgiu no Brasil um time que joga o verdadeiro futebol brasileiro, o Santos poderia ter sido a redenção de Dunga. Bastava ter levado Neymar e Ganso e talvez, a historia poderia ter sido outra. Dunga você não deixará saudades e como técnico se mostrou um grande volante. Já vai tarde.

Nenhum comentário: