quinta-feira, 15 de maio de 2014

CAMPO DOS SONHOS

Quem assistiu ao filme Campo dos Sonhos (Field of Dreams) de 1989? É um emocionante filme onde Ray Kinsella(kevin Costner) é um agricultor de Iowa, um dia Ray está sozinho em sua plantação de milho, ouve uma estranha voz que lhe diz que "se construir, ele virá" ("If you build it, he will come").  Depois Ray tem uma visão de um campo de beisebol iluminado e percebe que a construção dita pela voz seria essa e quem viria seria o jogador  Joe "Descalço", do Chicago White Sox.  Mesmo parecendo loucura Ray constrói o campo, Joe se materializa nele. O antigo astro pergunta a Ray se pode trazer outros jogadores para jogar com ele no campo e Ray, claro, concorda.





Se o cinema americano consegue fazer a gente se entusiasmar com beisebol, já imaginou um Campo dos Sonhos sobre futebol?  Um campo construído no meio de uma plantação de milho onde surgissem; Gilmar dos Santos Neves para catar no gol, Djalma Santos na lateral direita, Mauro Ramos de Oliveira e Bellini na zaga, Geraldo Scotto na lateral esquerda. No meio campo teríamos Roberto Dias de volante, Jair da Rosa Pinto e Zizinho. Na frente teríamos Mané Garrincha, que já era anjo(torto) em vida, imagina vindo do além? Baltazar e Canhoteiro.

Para jogar contra teríamos um outro time com Barbosa no gol, De Sordi,  Junqueira  e Domingos da Guia na zaga e Nilton Santos, a enciclopédia na lateral esquerda. No meio campo, um setor só com D; Danilo, Didi e Dener. Na frente Julinho Botelho, Leônidas da Silva e Rodrigues Tatu.    
    
Para treinar teríamos Telê Santana e Aimoré Moreira. E ainda um monte de gente para ficar no banco; Heleno de Freitas, Bauer, Og Moreira, Almir Pernambuquinho, Roberto Batata, Heitor, Arthur Friedenreich, e quem mais chegar.

Já imaginou Mané Garrincha indo pra cima do Nilton Santos? Dener dando uma arrancada e cruzando a bola para Leônidas acertar uma bicicleta? Numa época em que o futebol se resume a vigor físico e marcação, seria lindo ver esses craques tratando a bola com técnica e magia.

O Campo dos Sonhos do futebol brasileiro não seria um filme de ficção, seria um épico, onde o roteiro já foi visto por todos os privilegiados que assistiram esses jogadores no campo, mas com certeza adorariam revê-los em ação de novo.


Sonhar não custa nada.

Nenhum comentário: