sexta-feira, 23 de novembro de 2012

TÉCNICO DA SELEÇÃO

O Brasil é o único país do mundo onde o vice-campeonato não vale nada, eu me lembro da festa da torcida búlgara pelo 4º lugar na copa de 1994. É lógico que eu sei o tamanho da Bulgária e do Brasil no contexto futebolístico mundial, mas em 2006, jogando em casa os alemães foram muito festejados por chegar em terceiro lugar. Aqui ou ganha ou está tudo errado, a era Dunga na seleção não foi um desastre, o cara ganhou tudo, até a derrota para a Holanda nas quartas de final de 2010. Em um jogo que poderíamos ter ganho no primeiro tempo. Mandaram Dunga embora e toda a sua seleção já não servia mais, mas jogadores de qualidade não serviam mais por que? O “Dr” Ricardo Teixeira, mau caráter que é jogou a culpa toda em Dunga, que não é a pessoa mais simpática do mundo e acabou entrando em atrito com a poderosa Rede Globo, acostumada a exclusividade da Seleção Brasileira. Não tenho nenhuma simpatia pelo Dunga, mas ele fez um bom trabalho na Seleção, quando ele foi demitido o que estava certo em seu trabalho devia ter sido mantido, principalmente alguns jogadores.


Veio o Mano, sabidamente não era o preferido, nem do povo, nem da CBF, mas Muricy não aceitou o convite e começou a era Mano Menezes, o discurso era de renovação, mas precisava ser tão radical? Quase que a totalidade dos pupilos de Dunga foram esquecidos nas primeiras convocações de Mano. Uma renovação deve ser feita aos poucos, entrosamento não vem de repente. Não demorou para os mais experientes serem aos poucos incorporados na seleção, e uma duvida ficava, o Mano sabe realmente o que está fazendo? As convocações as vezes surpreendentes, mas na sua maioria com jogadores de qualidade. Na Copa América do ano passado o Brasil jogou bolinha de gude e fomos eliminados nos pênaltis pelo Paraguai, o problema é a forma como isso aconteceu, 3 cobranças bisonhamente perdidas. Talvez esse seria o momento de dar fim a aventura Mano. Bom ele seguiu e o time começou a mostrar um certo entrosamento, veio as olimpíadas e a derrota para o México na final, mais um momento de se pensar em dispensa, mas não mantiveram o Mano e agora quando o time, bem ou mal, começa a ganhar cara ele é demitido. Eu não queria nem que ele tivesse, um dia, sido técnico da seleção brasileira, mas achei que essa demissão, nesse momento, foi uma Puta Trairagem

E agora quem vai ser o técnico da Seleção? O cara que só precisa ser campeão do mundo, qualquer coisa abaixo disso será considerado um grande fracasso. Eu vejo quatro técnicos que poderiam assumir a nossa seleção; Muricy Ramalho, Felipão, Wanderley Luxemburgo e Tite.



Muricy Ramalho

Um dos técnicos mais vencedores dos últimos tempos, no Santos perdeu um pouco a fama de retranqueiro que carregava. Com ele o nosso maior craque, Neymar Jr, joga fácil. Eu acredito que ele faria um time competitivo para a copa.



Felipão

Apesar de ser o maior culpado pela queda do Palmeiras a segunda divisão, isso não manchará sua ficha, pois o time era realmente horrível e devemos contar que graças a ele, esse time fraco, foi campeão da Copa do Brasil. Da mesma forma que um dia ele foi campeão da mesma Copa do Brasil com o Criciúma. Felipão não é estrategista, nem é muito educado, mas monta times campeões. Tendo a possibilidade de convocar quem ele quer creio que ele montaria uma seleção motivada para ganhar a copa.



Wanderley Luxemburgo

Nosso melhor técnico, estrategista e profundo conhecedor de futebol, eu o contrataria para ser o técnico da seleção. Tenho certeza que montaria um time forte e teríamos grande chance de ganhar a copa.




Tite

Está entre os outros pela bela campanha que desenvolveu no Corinthians, não o escolheria, é muita conversa, está dando certo, poderíamos até ser campeões com ele no comando, mas o futebol teria mais treinabilidade e intensidade do que dribles e gols. As vezes bom momento num clube não é certeza de sucesso na seleção.

Bons jogadores nós temos, só falta um comandante de respeito.    

Nenhum comentário: