terça-feira, 30 de novembro de 2010

ADEUS À LESLIE NIELSEN E MARIO MONICELLI

Ontem o cinema ficou muito, mas muito, mais triste dois ícones da comédia, cada um com seu estilo, morreram e dificilmente serão substituídos em sua arte.

Leslie Nielsen


Quem olhasse pela primeira vez para esse senhor teria uma sensação de credibilidade, o cara tinha um semblante sério, alguém para se confiar. Talvez por isso em seu inicio de carreira fazia papel de capitão, foi assim em o Planeta Proíbido(Forbidden Planet, 1956) e também em O Destino do Poseidon (The Poseidon Adventure, 1972).
Fez inúmeros papeis sérios durante mais de vinte anos até que topou fazer um médico totalmente maluco em Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (Airplane, 1980), a partir daí sua cara de sério fazendo papeis de maluco passou ser algo comum em muitas comédias.
Uma vez descoberta a sua veia cômica emprestou sua cara para todo tipo de personagem; foi padre em A Repossuída, vampiro em Drácula, Morto mas Feliz, Mr. Magoo, foi Papai Noel em Um Pedido de Natal, foi agente secreto em Duro de Espiar mas nenhum personagem o marcou tanto como o Tenente Frank Drebin de Corra que a Policia Vem Aí.

A comédia besterol nunca mais será a mesma sem Leslie Nielsen.



Mario Monicelli

Uma vez eu briguei com uma namorada e saí sozinho e fui andar na avenida Paulista, sempre gostei de andar por lá, entrei no Conjunto Nacional e o cartaz do Cinearte me chamou atenção, eram pinos de boliche com o rosto de alguns coroas, o filme Quinteto Irreverente, resolvi entrar e foram duas horas de gargalhadas e a certeza de ter assistido um dos melhores filmes que eu já tinha visto.


Era o primeiro filme de Mario Monicelli que eu assistia, virei fã e passei a procurar por suas obras, descobri O Incrível Exercito Brancaleone, Mortadela, Brancaleone e as Cruzadas, Meus Caros Amigos, Parente é Serpente, Meus Caros F... Amigos(quem será que dá esses títulos?). Virou um dos meus diretores favoritos, seus filmes são simples, humanos e engraçados, eu indico aos amigos e aviso é cinema italiano, não é todo mundo que gosta, na verdade eu devia dizer é cinema humano, sem efeitos, sem apelação, só emoção.

Outro dia assisti a uma comédia romântica com minha esposa, tenho feito muito isso, Sob o Sol da Toscana com a bela Diane Lane e apesar do filme ser bacaninha o que me deixou mais feliz foi ver o grande Mario Monicelli interpretando ele mesmo; um velho da Toscana.
Ontem minha cunhada me ligou e perguntou; viu quem morreu? Eu respondi que sim que talvez escreveria sobre Leslie Nielsen no blog, ela então me deu a noticia de que o velho diretor italiano havia se suicidado, ele escolheu morrer da forma como morreria um de seus personagens, de forma digna e passional.


A gente perde, o cinema perde muito e eu posso dizer que um Caro Amigo se foi.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito gostoso esse texto, adorei e quero ver todo essa filmografia! beijo Carla