terça-feira, 11 de maio de 2010

CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO

Convocação da Seleção Brasileira de Futebol sempre gera polemica, aqui no Brasil até a nossa vó dá palpite.
Convocação para a disputa de uma copa do mundo, aí o bicho pega geral, sempre vai ter injustiça, sempre vai ter um jogador que está despontando no momento da convocação e que não fará parte do grupo.
Ao longo dos anos a historia sempre se repete, eu vou falar do que eu lembro, uma vez que comecei a acompanhar futebol de verdade em 1977.


Copa de 78 na Argentina foram duas as ausências:

Paulo Roberto Falcão o craque do Internacional não foi convocado por Claudio Coutinho que preferiu levar Batista e Chicão, os dois ótimos jogadores, mas não chegavam nem perto do Falcão.
Serginho Chulapa que estava suspenso devido a uma agressão em cima de um bandeirinha, ocorrida em Ribeirão Preto, num jogo contra o Botafogo local. Serginho era o que hoje chamamos de matador e vivia sua melhor fase, mas como estava suspenso não foi, e o gande prejudicado foi o futebol brasileiro. Em 82 a Itália perdoou seu melhor atacante que estava suspenso e devido ao perdão ele pode disputar a copa e ajudou um pouquinho na conquista italiana, era um tal de Paolo Rossi.

Copa de 82 na Espanha:

O time de mestre Telê Santana era mágico, mas mesmo sendo mestre Telê cometeu uma imensa injustiça com Emerson Leão que era muito melhor os três goleiros escolhidos; Waldir Peres, Paulo Sérgio e Carlos. E como todo grande time começa com um grande goleiro, talvez tenha faltado esse pequeno detalhe para coroar aquela seleção fantástica com o título.

Copa de 86 no México:

Outra grande seleção de mestre Telê, mas faltou o Renato Gaucho que foi cortado por indisciplina e com seu corte o maluco do Leandro, que também era craque, pediu dispensa. Com isso Telê inventou um tal de Josimar que arrebentou na copa e marcou dois dos mais belos gols do Brasil no torneio.

Copa de 90 na Itália:

Neto era o melhor jogador do Brasil, talvez teria sido o grande destaque daquela copa, mas isso nunca vamos saber. O técnico da seleção era o Sebastião Lazzaroni que levou para o lugar do Neto foi inventado um tal de Bismarck, mas esperar o que de um Lazzaroni?



Copa de 94 no USA:

A grande injustiça foi com o atacante Evair, melhor jogador do ataque atuando no Brasil, mas o Parreira preferiu levar o Viola. Como fomos campeões o Parreira estava certo, mas que podia ser mais fácil, podia. Muller e Evair juntos na Seleção fizeram apenas um único jogo-treino em que os reservas venceram os titulares por 8x0 em Ribeirão Preto antes de um amistoso contra a Suíça, dois dos jogadores mais inteligentes que eu vi jogar.


Copa de 98 na França:

Zagalo cortou Romário mesmo sabendo que ele se recuperaria até o inicio dos jogos, o baixinho em atividade era o melhor atacante e com certeza não teria uma ziquizira antes do jogo final. Outro grande injustiçado foi o Djalminha.


Copa de 2002 na Coréia e Japão:

Mais uma vez o Romário foi o grande injustiçado e parece que ele nem comeu a aeromoça. Mas com a taça na mão falar o que de Felipão?



Copa de 2006 na Alemanha:
Não me lembro de uma grande injustiça cometida pelo Parreira em 2006 o time era bom, tinha o quadrado mágico e devido às baladas, ao circo que foi a Seleção na copa não funcionou. O que não foi convocado em 2006 e fez muita falta foi o comprometimento dos principais atletas.


Copa de 2010 na África do Sul:


Talvez os grandes injustiçados da convocação que o Dunga fará daqui a pouco serão os jovens Paulo Henrique Ganso e Neymar. E também do veteraníssimo Roberto Carlos.

Mas será que podemos criticar o Dunga? Ele veio com a missão de resgatar a vontade dos jogadores de vestirem e honrarem a camisa da Seleção Brasileira, e isso ele conseguiu com sobras. Podemos até questionar um Josué, um Elano, um Julio Batista mas são jogadores que a muito tempo fazem parte do grupo do Dunga. Será que é errado ser fiel aos seus comandados?
Eu queria muito que o Neymar e o Ganso fossem convocados, mas se não forem o que eu sei é que vamos torcer pelos que forem. E Neymar e Ganso vão estar em 2014, 2018 e 2022.

Vai lá Dunga, convoca com sua cara de Zangado, comande como se fosse um Mestre,não seja Dengoso nunca, pois o futebol é para homem, não permita que o time seja Soneca e faça com que o doutor Ronco cure até Atchim para que no final da Copa o povo brasileiro fique Feliz.

Nenhum comentário: