segunda-feira, 15 de outubro de 2007

AO MESTRE COM CARINHO


Prézinho:
Dona Maria José a minha primeira professora, foi quem descobriu que meu nome era Benedito.

1ª e 2ª séries:
Dona Giselda, era a mãezona, melhor professora de muita gente aqui do meu bairro.

3ª e 4ª séries:
Dona Vilma, era muito rígida e parcial, os mais CDFs eram os preferidos, nem preciso dizer que eu era um dos perseguidos. Se ela soubesse o que seria um blog teria me tratado melhor.

Ginásio:

Dona Renata
, professora de Ciências, era muito legal e graças a ela comecei uma empolgante coleção de pedras que num dia de cólera serviram de munição ao meu estilingue.
Dona Elisa, professora de Estudos Sociais, era bonitona e como eu ia bem na sua matéria nunca tive problemas com ela.
Dona Arany, professora de Artes, pense numa pessoa esquisita, agora desarrume os cabelos da pessoa que você pensou, pronto é ela. Vivia dizendo para nós darmos vazão à nossa criatividade, e sempre que eu fazia isso acabava na diretoria.
Dona Esmeralda, professora de português, inesquecível seus óculos escuros que a faziam parecer uma vilã do seriado Batman.
Madame Costà, professora de Francês, seu nome na verdade era Vera Costa e graças a seus ensinamentos hoje eu consigo cantar Frerre Jaques.
Moacir, professor de Educação Física, nessa matéria foi o melhor professor que eu tive, eu o odiava pois ele não deixava a gente jogar futebol.
Jose Carlos, Educação Artística, uma Bichona.
Lolly, professora de OSPB(Organização Social e Política Brasileira) e EPT(Educação Para o Trabalho), duas matérias da época do regime militar que eram muito úteis, afinal davam emprego a vários professores.
Benê, Matemática, esse era um cara legal e que tinha um tique nervoso, ficava dando de ombros o tempo todo, é lógico que a gente o zuava o tempo todo.
Sérgio, Geografia, a gente o chamava de Billy the Kid, quando um aluno fazia bagunça ele apontava o dedo para o canalha e fazia; PAAHH!!! Capitulo 1 e 2, na aula seguinte era necessário trazer os referidos capítulos totalmente copiados no caderno, Eu copiei o livro inteiro no caderno.
Luizinho, História, esse com certeza foi da turma do fundão, sempre tava um passo na nossa frente, nunca conseguimos zoa-lo, gente boa.
Dona Solange, era a mais rígida de todas as professoras que eu tive, não sei porque ela gostava de mim e apesar de eu ser uma praga ela sempre me protegia.

Colegial:

Ercy, a bruxa da Química, sem duvida era a mais odiada de todos, tínhamos uma combinação entre os alunos, quando sabíamos que ela estava numa sala dando aula, colocávamos uma vassoura na porta.
Cristina, Física, era pequena, novinha, bem bonita, apesar da matéria ser difícil suas aulas eram sempre cheia de alunos homens.
Celso, matemática, gente boa ao extremo, de dia dava aula em colégio particular e a noite ia lá no estadual ensinar aquele bando de bagunceiros, quando estava mais interessado em namorar do que estudar me deu uma bronca tremenda.
Wanda, História, a mais gata professora que eu tive, vinha com umas calças super justas e por chamar muito a atenção foi transferida para o diurno, nós os alunos do noturno sentimos muito essa perda.
Irma, também de Historia, veio para o lugar da Wanda, ótima professora, com ela passamos a prestar atenção só na matéria.
Fátima, Inglês, uma japonesa que tentou ser amiga da turma do fundão mas não segurou a onda e se mostrou uma pequena ditadora, e da-lhe verbo tu be.
Claudia, Biologia, no primeiro dia de aula eu fingi ser gago, a brincadeira durou mais duas aulas, quando chegou o diário do professor e ela fez a primeira chamada e eu respondi sem gaguejar, ela me fulminou com os olhos e percebeu que as risadas das aulas anteriores eram para ela, nunca me perdoou. Nas provas ficava ao meu lado para me pegar colando, coisa que eu não fazia. Foram 3 anos terríveis, para ela.
Luiz Adão, PROFESSOR de Geografia, o melhor professor que eu tive, nunca vi ele erguer o tom de sua voz, só a sua presença fazia com que nós alunos ficássemos quietos e atentos, sempre tirei nota boa com ele, mas não recebia elogio, dava para entender que ele estava fazendo a dele e nós tínhamos a obrigação de fazer a nossa.

Talvez eu deva ter esquecido de alguém, mas o que eu quero com a lembrança dos meus professores é prestar a minha homenagem a esses profissionais que são tão importantes e que não recebem o devido reconhecimento.

Se eu tivesse professoras como as da foto acima com certeza não teria cabulado tantas aulas, aulas da Wanda eu assisti todas.

Nenhum comentário: