segunda-feira, 26 de maio de 2014

VAI TER COPA E EU VOU TORCER PRO BRASIL


A Seleção Brasileira de Futebol não é do PT.
A Seleção Brasileira de Futebol não é de nenhum governo. 
Apesar de todos os políticos, de todos os partidos, tentarem ganhar alguma vantagem com a imagem da Seleção Brasileira de Futebol. Se o time for campeão então, aí presidente recebe os heróis na rampa do palácio, concede medalha de honra ao mérito  e dá-lhe muitas, e muitas fotos, que serão usadas nas campanhas eleitorais. E isso ganha eleição? Ou favorece o governo? Porra nenhuma, a Seleção Brasileira de Futebol é do povo, é um  motivo de orgulho da população brasileira, independente de qual governo está no poder durante uma determinada copa.

Em 1998 o Brasil perdeu a copa da França e o Presidente FHC ganhou no 1º turno.

Em 2002 o Brasil foi campeão e o candidato do governo perdeu para Lula da oposição.

Em 2006 o Brasil perdeu de forma bisonha e Lula foi reeleito.

Em 2010 o Brasil perdeu, de novo, e o governo Lula elegeu a desconhecida Dilma.

O resultado da copa do mundo não interfere em nada no resultado da eleição, os que tentam formar a opinião pública, os pseudos-intelectuais traçam o perfil do povo brasileiro como um  bando de alienados que só se interessam por futebol. Mais importante para o povo é a fome. O nosso povo, que não recebe a educação necessária, ama o futebol, e se sente importante quando o Brasil vai bem numa copa. O povo pode até ser manipulado politicamente, afinal lhe falta cultura, mas não é manipulado pelo futebol e sim por programas paternalistas de assistência social, e isso existe antes da copa do mundo. Contra esses programas, como o Bolsa Família, a oposição têm medo de formular criticas pois sabe que isso é o que decide as eleições e não o futebol .
Sobre a copa do mundo, eu vou torcer muito para a Seleção Brasileira de Futebol, como sempre fiz, vou vibrar com os gols, vou ficar nervoso durante as partidas, vou me emocionar durante a execução do hino, do mesmo jeito das ultimas 9 copas que me lembro de ter acompanhado.
Aos que torcerão contra a Seleção para "não favorecer o PT" eu acredito que vocês torcem contra sempre, então quando o povo estiver cantando; eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor resmunguem algo tipo: ê povinho ignorante e sintam-se superiores.
Eu repito; o resultado da copa não interfere no resultado das eleições, o que interfere é o voto, vote bem, vote certo.



         

         

sábado, 17 de maio de 2014

quinta-feira, 15 de maio de 2014

CAMPO DOS SONHOS

Quem assistiu ao filme Campo dos Sonhos (Field of Dreams) de 1989? É um emocionante filme onde Ray Kinsella(kevin Costner) é um agricultor de Iowa, um dia Ray está sozinho em sua plantação de milho, ouve uma estranha voz que lhe diz que "se construir, ele virá" ("If you build it, he will come").  Depois Ray tem uma visão de um campo de beisebol iluminado e percebe que a construção dita pela voz seria essa e quem viria seria o jogador  Joe "Descalço", do Chicago White Sox.  Mesmo parecendo loucura Ray constrói o campo, Joe se materializa nele. O antigo astro pergunta a Ray se pode trazer outros jogadores para jogar com ele no campo e Ray, claro, concorda.





Se o cinema americano consegue fazer a gente se entusiasmar com beisebol, já imaginou um Campo dos Sonhos sobre futebol?  Um campo construído no meio de uma plantação de milho onde surgissem; Gilmar dos Santos Neves para catar no gol, Djalma Santos na lateral direita, Mauro Ramos de Oliveira e Bellini na zaga, Geraldo Scotto na lateral esquerda. No meio campo teríamos Roberto Dias de volante, Jair da Rosa Pinto e Zizinho. Na frente teríamos Mané Garrincha, que já era anjo(torto) em vida, imagina vindo do além? Baltazar e Canhoteiro.

Para jogar contra teríamos um outro time com Barbosa no gol, De Sordi,  Junqueira  e Domingos da Guia na zaga e Nilton Santos, a enciclopédia na lateral esquerda. No meio campo, um setor só com D; Danilo, Didi e Dener. Na frente Julinho Botelho, Leônidas da Silva e Rodrigues Tatu.    
    
Para treinar teríamos Telê Santana e Aimoré Moreira. E ainda um monte de gente para ficar no banco; Heleno de Freitas, Bauer, Og Moreira, Almir Pernambuquinho, Roberto Batata, Heitor, Arthur Friedenreich, e quem mais chegar.

Já imaginou Mané Garrincha indo pra cima do Nilton Santos? Dener dando uma arrancada e cruzando a bola para Leônidas acertar uma bicicleta? Numa época em que o futebol se resume a vigor físico e marcação, seria lindo ver esses craques tratando a bola com técnica e magia.

O Campo dos Sonhos do futebol brasileiro não seria um filme de ficção, seria um épico, onde o roteiro já foi visto por todos os privilegiados que assistiram esses jogadores no campo, mas com certeza adorariam revê-los em ação de novo.


Sonhar não custa nada.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

PREPARE O SEU CORAÇÃO...


Hoje a Alegria perdeu um dos seus maiores representantes, Jair Rodrigues foi pro andar de cima. 
Além de grande cantor, o que marcava, mais do que sua música, era sua alegria. Seu sorriso era constante. Eu vi um show dele em Cerqueira Cesar, e lá o pessoal só aplaude se o negocio for bom, a maioria dos artistas sai do palco sem nenhuma palma. Jair Rodrigues além de arrebentar no palco, ainda desceu no meio do povo e saiu ovacionado. Depois vi outro show em Itanhaém, de novo começou no palco e terminou de forma apoteótica no meio do povo. 
Foi o grande parceiro de Elis Regina, hoje devem estar reeditando a maior parceria de cantores do Brasil lá no céu. 
Grande Jair Rodrigues vá em paz.