quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

CHEGA DE MORTES NO FUTEBOL


Ontem eu não assisti o jogo do Corinthians e São José, tinha coisa muito mais importante e agradável para fazer. Quando ouvi falar que um garoto boliviano foi morto por um sinalizador, veio à minha mente aquele sinalizador de mão, que solta um fogo na ponta e muita fumaça e fiquei imaginando como aquilo poderia matar alguém, no máximo causar algumas queimaduras. Vendo a imagem do foguete que sai da torcida do Corinthians, bem na hora que a bandeirona está sendo erguida, dá para se ter idéia como aquilo poderia matar alguém. Foi mostrado  na TV Globo o modelo de sinalizador que atingiu a  jovem vitima, o artefato é de alumínio, cerca de 20cm, atinge 300 metros de distancia à uma velocidade de  360 km/h com certeza é uma arma fatal.  
Quem leva algo que serve como arma num campo de futebol está pensando em quê? Em fazer festa? Agora estão falando em acidente, em fatalidade? Acidente num campo de futebol seria alguém tropeçar e cair na arquibancada, acidente é o cano de uma bandeira acertar a cabeça de um torcedor. Quem leva uma arma num campo de futebol  e essa arma dispara e mata alguém, é um assassino.   .
Estou vendo muitos torcedores não corinthianos usarem o fato para denegrir a imagem do time, esse fato denigre a imagem do Brasil, do povo brasileiro. Já vi a torcida do meu Palmeiras fazer tanta merda, já prejudicar tanto o meu Verdão que eu sei que esse tipo de coisa é comum a todas as torcidas. E isso têm que acabar, futebol é festa, torcer tem que ser um ato de amor. Quem ama um clube, não pode matar quem ama outro. Chega de levar para campo coisas que possam machucar fisicamente um outro torcedor. Que os torcedores possam zuar seus adversários sem agressão física, todos temos amigos, parentes, vizinhos que torcem para os mais diversos times. Respeito  e tolerância, chega de mortes de jovens por outros jovens.
Pode ser que nenhum dos doze torcedores presos tenha nada a ver com o lançamento do sinalizador, mas se, realmente,  saiu do meio da torcida corinthiana e se não se apurar quem foi o responsável, tenho certeza que a punição ao clube faria com que o autor fosse descoberto. Está na hora dos clubes parar de bancar as organizadas e os torcedores profissionais, como tudo em nosso país a impunidade faz com que os crimes se repitam constantemente.
Punição já, a todos que usam o futebol para encobrir atos criminosos.  


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013