Para a Igreja Católica canonizar um santo é preciso que ele tenha pelo menos três milagres comprovados, São Marcos conseguiu isso já na sua estréia. Eu estava lá e vi, e agradeço a Deus por isso. Eu acompanhei toda a carreira do Marcão, eu tive o privilegio de centenas de vezes poder gritar Marcos na arquibancada do Palestra, perdi a conta das defesas incríveis que vi ele fazer, presenciei alguns frangos que não vinham acompanhados de justificativas, eram simplesmente assumidos. Nos últimos anos o Palmeiras não tem feito justiça a sua própria historia, são muito mais decepções que alegrias, teoricamente um dos vilões deveria ser o goleiro, mas não é o nosso caso, sem Marcos as decepções seriam muito maiores.
O Palmeiras já foi Academia de Futebol , a muito tempo o futebol jogado não tem nada de acadêmico, mas apesar das agruras de ver Fernandões, Ricardos Buenos e afins, tínhamos a honra de ter São Marcos. Hoje o Palmeiras, maior escola de goleiros do mundo, perde o maior de todos da sua história, a torcida perde seu maior ídolo e o time que é fraco perde o seu único craque.
Marcos é um caipira que não mudou com o sucesso, é um dos últimos que jogou por amor, um amor tão verdadeiro que nas derrotas, e foram muitas, Marcos era o porta-voz da torcida Palmeirense, falava o que a gente estava pensando sobre o jogo. Marcos não é querido só pelos Palmeirenses, todo mundo gosta dele, mas vamos deixar uma coisa bem clara; São Marcos é do Palmeiras, alias, ultimamente ele é o nosso único motivo de orgulho.
Marcão muito obrigado, por defender não só as bolas que iam no seu gol, mas por transformar cada defesa em um ato de devoção. Obrigado por cada defesa impossível, por cada milagre, por cada pênalti defendido, por cada entrevista dada enquanto todos se escondiam . Muito obrigado por jogar com dor, obrigado por ter esnobado o Arsenal e ter preferido ficar no Palmeiras na segunda divisão, obrigado pelo título da Libertadores, obrigado pela defesa do chute do Neville na final da Copa do Mundo, obrigado por você existir e ser Palmeirense.
Eu tenho muito orgulho de ser Palmeirense e ter você como um grande ídolo, cada time têm os ídolos que merece, no Palmeiras para ser ídolo é preciso ser Divino ou ser Santo.
Valeu Marcão.