quarta-feira, 30 de junho de 2010

COPA 2010 - 1ª FASE

Grupo A
Ano passado deviam ter chamado o pessoal do sorteio aqui da Federação Paulista de Futebol e com certeza, com as bolinhas devidamente geladas, a África do Sul cairia num grupo com; Ilhas Faroe, Nepal e Suriname. Esse era considerado o Grupo da Morte.

África do Sul
Foi uma pena a seleção anfitriã cair logo na primeira fase, mas a falta de qualidade técnica pesou contra. Aquele golzinho do Rafa Marques foi decisivo, mas foi lindo ver a festa da torcida sul-africana. E finalmente o grande Parreira conseguiu ganhar um jogo de copa sem ser com a Seleção Brasileira. Tshabalala é sem dúvida um dos nomes mais legais de todos os jogadores da copa.

Uruguai
A Celeste Olímpica está de volta, garra não faltou. Lugano e o Forlan estão jogando muito.

México
Assim como nos filmes de bang-bang os mexicanos são só coadjuvantes, estão ali para que o “mocinho” tenha quem matar antes de beijar a mocinha no final. O futebol do México é medíocre, mas nas oitavas de final terão uma torcida imensa.

França
Que papelão, se classificaram para copa no apito amigo e na mão grande, chegaram com a pose de grande equipe e acabaram em último lugar apresentando um futebol ridículo. Como uma federação demite um técnico antes de um torneio e manda o cara cumprir aviso-prévio na Copa do Mundo? E por falar em técnico esse Raymond Domenech conseguiu ser mais mal educado que o Dunga, negar-se a cumprimentar um colega de trabalho e justamente o nosso Ronald Golias é muita baixaria. Domenech vai tomar no meio do seu cu, francês de merda. A França mostrou que só é grande no futebol na cabeça dos franceses, a França sem Zidane, Zifode.

Grupo B
Qualquer grupo que tenha a Argentina merece o nosso interesse, por algum tempo nós tivemos dupla cidadania, viramos coreanos, nigerianos e gregos, pena que foi em vão.

Coréia do Sul
O japonesada que corre, hein? Times como esse justificam plenamente a obrigatoriedade de se ter números nas camisas, pela primeira vez passam para as oitavas sem o apito amigo.

Nigéria
Os africanos deviam parar de contratar técnicos europeus e buscar treinadores que gostem de futebol, a partir do momento que os africanos começaram a apresentar postura tática o futebol alegre deles morreu. A Nigéria não apresentou nada, a irresponsabilidade tática foi embora, mas levou consigo a alegria do jogo de bola africano. Uma pena.
Grécia
Os gregos são um povo orgulhoso de seu passado, afinal a Grécia é o berço da democracia e dos grandes pensadores, mas o único Sócrates que manjava de futebol era o do Corinthians. O time chato de se assistir, o futebol grego é uma espécie de Guerra de Tróia sem o cavalo, não existe surpresa alguma; o time grego é formado por espartanos não deve ter nenhum ateniense.

Argentina, com perdão da má palavra.
Esse Messi joga muito, não merecia esse castigo de nascer argentino. O Maradona é o melhor técnico da copa, não estou falando de estratégias ou táticas, ele é o espetáculo, domina a bola de chaleira, fala mal de outros ídolos, conta vantagem, dá selinho nos comandados e o povo africano o idolatra. É uma festa. Vai ser lindo vê-lo desclassificado. O gol do Palermo foi um prêmio à carreira desse grande jogador, maior artilheiro do Boca e injustamente citado como o jogador que perdeu três pênaltis num mesmo jogo.

Grupo C
Esse era o grupo preferido dos terroristas fundamentalistas árabes.

Inglaterra
Eles inventaram o futebol, e foi só. Eu acreditava que com o Fabio Capello o time inglês apresentasse um melhor futebol mas continua a mesma merda de sempre, e dá-lhe chuveirinho na área. Uma dica para os súditos da rainha, implorem para o Diego Cavalieri se naturalizar e assim a Inglaterra poderá ter um bom goleiro. Pode até que passem pela Alemanha, mas é um time meia boca.

Estados Unidos
Pela minha formação socialista eu sempre torço contra os USA, mas dessa vez não consegui, os caras não são bons de bola, exceção feita ao Donavan, mas jogam com uma raça impressionante. O gol da classificação foi emocionante e se os americanos não pegarem gosto pelo soccer agora, nunca mais.

Eslovênia
A Rússia, a Tchecoeslováquia, a Iuguslávia eram boas equipes de futebol, com a divisão desses países e o surgimento de vários outros o futebol foi um dos grandes prejudicados, se as equipes ganharam em identificação patriótica perderam muito em qualidade técnica. A Eslovênia apresenta lampejos de bom futebol, mas é pouco até para fazer frente à equipes medíocres como USA e Inglaterra.

Argélia
Assim com os demais países muçulmanos eles praticam o futebol com burca, se existe alguma qualidade eles não podem apresentá-las ao ocidente satânico.

Grupo D

Austrália
Sem o Crocodilo Dundee é um time horroroso, são jogadores de rúgbi. Como o futebol dessa copa também é horroroso a Austrália empatou com a atual campeã mundial e ainda ganhou da Sérvia. Como diria Jack Palance; isto é incrível.

Sérvia
O Pet com 132 anos joga fácil nesse time, bom eles ganharam da Alemanha e gastaram todo o futebol que tinham nesse jogo. Um futebol que não Sérvia para nada.

Gana
O time de Gana é o único africano a se classificar, eram considerados a terceira força da África, atrás da Costa do Marfim e de Camarões mas foram bem melhores que esses. Alguns jogadores que foram campeões sub-19 ano passado, hoje com 30 anos, estão na equipe ganesa.

Alemanha
Começaram arrebentando a poderosa equipe de rúgbi da Austrália, mas depois voltaram à realidade do futebol Alemão, médio. Apresentam alguns jovens e bons valores, como o meia Ozil. Se passar pela Inglaterra terá toda a minha torcida.

Grupo E
Foi o grupo com futebol menos feio dessa primeira fase.

Camarões
É uma pena ver um jogador com Eto fora da copa, mas o time de Camarões não consegue marcar gols, é mais um time que está melhorando taticamente e ficando pobre de técnica.

Dinamarca
A gente fica esperando uma dinamáquina e acaba vendo um time que até tenta jogar para frente, mas falta qualidade. O mérito deles é que apesar de não terem muita qualidade não ficam só se defendendo.

Japão
Pra mim a grande surpresa da copa, não é só correria, possuem jogadores com certa habilidade como Endo, Honda e Okubo. A evolução dos japoneses se deve a escolha de seus professores, enquanto os africanos escolheram os teóricos do leste europeu os japoneses preferiram optar pelo estilo brasileiro.

Holanda
O melhor time da Copa, não que tenham jogado na própria copa, mas possuem uma grande equipe e jogam para frente. Com a volta de Robben vão crescer ainda mais, estão no caminho do Brasil, espero que prevaleça o ocorrido em 94 e 98 e não aconteça o mesmo que em 74.

Grupo F

Nova Zelândia
Vendo a Nova Zelândia eu fico muito curioso para ver o time de Papua Nova Guiné em campo, como que um time pode perder de goleada para os neozelandeses? O foda é que os All Whites conseguiram não perder nenhum jogo, mas a culpa não é deles e sim da incompetência de seus adversários.

Itália
A maior decepção da copa, a França não conta pois só é grande na cabeça dos franceses, mas a Itália é tetra e atual campeã. O Marcelo Lippi cometeu o mesmo erro do Parreira levou um time que já foi bom. Uma pena para a copa que perde um protagonista. No ultimo lance do jogo contra a Eslováquia, se aquela bola do Pepe entra, com certeza a Itália seria forte candidata ao titulo.

Eslováquia
Longe de ser um grande time, mas de longe foram os melhores representantes do antigo leste europeu. Vão enfrentar a Holanda e acho que voltarão para casa.

Paraguai
Como se diz lá no interior; é um time encardido, jogam um futebol competitivo e é um time de muita raça. Se o Cabañas estivesse em campo seria um time muito bom.

Grupo G

Coreia do Norte
O timinho ruim do caralho, pelo seu baixo nível técnico deviam considerar o gol feito em Julio Cesar como o segundo maior feito de sua gloriosa historia futebolística, perdendo só para a campanha de 66. Kim Jong-Il, o anão ditador vai mandar prender todos os perebas do time.

Costa do Marfim
Eu sempre torcia para times africanos, uma forma de solidariedade pelas precárias condições desses países, depois de Brasil e Costa do Marfim comecei a rever meus conceitos. Time mau caráter e maldoso, ainda bem que caíram fora e espero que nunca mais de classifiquem para uma copa do mundo.

Portugal
Se o Cristiano Ronaldo parar de ficar fazendo pose e resolver jogar um pouco de futebol Portugal até pode sonhar. O jogo contra o Brasil foi uma vergonha, uma confraternização entre Colônia e Metrópole, sem ninguém levar o ouro do outro.

Brasil
Estamos jogando só pro gasto, tomar um gol da Coréia do Norte é uma calamidade, nem o Atlético de Sorocaba levou. Nós brasileiros somos chatos, não basta só ganhar a Copa, queremos ver espetáculo, tudo bem que às vezes, ou na maioria das vezes, o espetáculo não ganha a Taça, mas e daí? Queremos lembrar daquele lance genial que até agora não aconteceu. Sei que a grande maioria dos povos do mundo estariam extasiados com uma campanha igual a nossa, mas eles não são brasileiros e não nascem jogando futebol.

Grupo H

Honduras
Uma espécie de Costa Rica, que corre como o Panamá, marca como El Salvador e ataca como a Nicarágua, entendeu? É isso que você pensou mesmo, o futebol da America Central é tudo a mesma bosta. Ah esqueci de mencionar que os jogadores hondurenhos são muito parecidos fisicamente com os da Guatemala.

Suíça
Vai fazer relógio, que futebol mais chato. Os caras se vangloriam de jogar seis partidas de copa do mundo e só tomar um gol, e fizeram quantos? Um só também, saldo e nota; ZERO. Deviam contratar o Parreira para técnico, pra ele e pros suíços o gol é um mero detalhe.

Chile
El Loco Bielsa é um desse caras que gosta de futebol, seus times quase nunca chegam a lugar algum, mas jogam em função do gol, eu respeito isso. Valdivia, Suazo, Boussejour, Medel, são bons jogadores. Pena o Chile estar no caminho do Brasil.

Espanha
Acho que é a melhor geração da historia da Espanha. Iniesta, Villa, Torres, Pique são craques e apesar do susto contra a chata Suíça, são fortes candidatos ao titulo. Se não for o Brasil eu torço para que seja a Fúria. Quem sabe uma final Brasil e Espanha, apesar que eu preferia pegar o Paraguai, pois como dizia minha avó espanhola; “Que venha lo toro, pero que vinha muerto.”

sexta-feira, 25 de junho de 2010

A BOLA DA COPA

Muitos jogadores detonaram a Jabulani, falaram que a bola da copa é horrível, patricinha que não gostava de apanhar, sobrenatural e o escambau. Eu ainda não chutei a Jaburani, talvez ela realmente faça muitas curvas e pegue efeito mais facilmente, mas desde quando isso é empecilho para jogador da linha, quem se fode é só o goleiro, como sempre. O que acontece com o futebol é que hoje os zagueiros e os goleiros estão levando muita vantagem sobre os atacantes, um pouco pelo preparo físico, um pouco porque é muito mais fácil destruir do que criar, mas na maior parte essa vantagem é devida à enorme incapacidade dos atacantes, como tem atacante ruim. E estamos falando de Copa do Mundo, onde, teoricamente estariam os melhores. Logo, logo a Fifa terá que aumentar o tamanho dos gols ou fazer o que o grande São Marcos já previu; proibir os goleiros de usar as mãos. Cara, o gol é muito grande, os caras perdem gols inacreditáveis e a culpa é da bola? Eu jogo bola a muito tempo, já joguei com pedra no pátio da escola, já usamos bolinha de tênis, bola Dente de Leite furada e mais dura que um tijolo, já joguei com bola de Futebol de Salão mais pesada que um saco de batatas, com bola de capotão que molhada parecia uma bomba de efeito moral e em todo os casos os mais habilidosos venciam, a bola ou que quer que era usado como, era dominada por quem tinha uma melhor técnica. A bola não é horrível, é Jabulani e não Jaburu, e sobrenatural (e horrível) foi o futebol apresentado até aqui, e como diria o Nelson Rodrigues ao nosso volantão Felipe Mello, até as patricinhas gostam de apanhar um pouco, mas tem que ser com carinho.